Mártires e Testemunhas

Mártires e Testemunhas

Neste capítulo, estão reunidos testemunhos de irmãos que foram perseguidos por amor ao Senhor Jesus. Alguns foram levados a prisões, outros até mesmo torturados e outros ainda até mesmo foram mortos por amor ao Evangelho.

Esses testemunhos são importantes para que os crentes que hoje não padecem esse tipo de perseguição possa saber que, por mais que façam por amor a Cristo, estão fazendo pouco em comparação com aqueles.

Para a Igreja Ocidental, que foi poupada de maiores perseguições no século XX, é fundamental conhecer o testemunho da Igreja Oriental, que experimentou os difíceis tempos do Comunismo mas permaneceu fiel.

Esse conhecimento da fidelidade dos irmãos da Europa e da Ásia que foram mais fortes do que os seus perseguidores, sendo fiéis até o ponto de morrerem por amor a Cristo, é útil para manter a Igreja Ocidental em posição de humildade e não se contentar com a possessão de bens materiais, pois estes não se comparam com as bênçãos espirituais que o Senhor concedeu à Igreja Oriental.

Para a Igreja Oriental, meditar nessas experiências será útil para estimulá-la a ser fiel como as testemunhas e os mártires foram fiéis, e a buscar a mesma operação do Espírito Santo por meio dos dons espirituais que essa igreja fiel experimentou durante os tempos de perseguição.